As atrações turísticas estão ligadas a barragem e hidrelétrica de Barra Bonita, onde é possível ter uma visão panorâmica a partir do hotel.
A coletânea deste trajeto tem parte do mesmo percurso citado em um relato que já fiz (Pradópolis-Bofete).
Portanto, postei uma reprodução deste último, contudo, com um estradinha daqui da região que está muito boa, que reduz o percurso em 5 km, mas, a maior e vantagem razão, evita o tráfego de muitos treminhões (longos caminhões articulados de dois ou mais compartimenhos). Há, também, algumas fotos novas da pista que foi reformada desde ARARAQUARA até BOCAINA e que ficou muito bom - além da atualização do valor do único, mas salgado, pedágio, de R$9,30.
Assim, aqueles que pretenderem passar por essas vias, ou desejem uma via diferente, poderão se beneficiar de alguma referência.
ROTEIRO: PRADÓPOLIS/SP – BARRA BONITA/IGARAÇU do TIETÊ-SP
Direto: 170 km
Via Guatapará, Mombuca, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Bocaina/SP

Não é preciso passar por dentro de nenhuma cidade. As cidades entre parênteses referem-se as que se passa próximo a elas. Se em letras maiúsculas significa que são bem visível, ao lado.
1º trecho - em azul (PRADÓPOLIS):
SP-253, do km 193 a cerca do km 185 (saída para estradinha para Guatapará)
Pista simples boa.
Sinalização de placas e solo ok.
Acostamento ok.
2º trecho - em azul (Guatapará):
Estrada Municipal
Pista simples: de boa qualidade
Sinalização muito simples.
Sem acostamento asfaltado.
3º trecho - em azul (ainda, mas longe da cidade Guatapará):
SP-255, km 45 ao km 48 (passando pelo pedágio)
Pista dupla: de ótima qualidade
Sinalização excelente.
Acostamento muito bom.
Radares!!!
Pedágio: R$ 9,30. Preço muito alto, apesar da excelência da pista, uma vez também que, pouco depois dele, a pista deixa de ser dupla.

4º trecho (Américo Brasiliense)
SP-255, do km 48 ao km 77 (do entroncamento da SP-318 ao da SP-077/255)
pista simples, boa, com duas faixas na maior parte.
Sinalização de placas e solo ok.
Acostamento ok.
Atenção: tráfego de treminhões. Tenha paciência, se houver apenas uma faixa, pois a faixa adicional costuma aparecer com freqüência.

5º trecho (ARARAQUARA)
SP-255, do km 77 ao km 85 (entroncamento da SP-310, passando pela SP-085/255)
Pista dupla, de ótima qualidade, até SP-085/255
Sinalização excelente.
Acostamento muito bom.
6º trecho (saída de ARARAQUARA)
Pista simples, razoável, na SP-085/255. Obras recente. OK!
Sinalização de placas e solo ok.
Acostamento bom.
Atenção: cuidado para não perder as saídas. Na ida passe as entradas para Araraquara; Matão; e Bauru - deve ser a de JAÚ. Na volta, passe a entrada para São Paulo e entre na de RIBEIRÃO PRETO. Se perdê-la (a curva é acentuada), passe a entrada de Araraquara e faça toda a rotatória (que é bem grande).







7º trecho (BOA ESPERANÇA DO SUL)
Começa o trecho recém recuperado. Ficou muito bom.
SP-255 do entroncamento da SP-085/255 ao km 124
Pista simples, boa, com algumas faixas adicionais nos trechos de aclive.
Sinalização de placas e solo bons.
Acostamento bom.
Atenção: tráfego de treminhões. Tenha MUITA paciência se ficar atrás de um treminhão e uma fila de carros, pois aparece a terceira faixa com frequência.





8º trecho (BOCAINA)
Também recém recuperadas. Ficou muito bom!
SP-255, do km 124 ao km 147 - entroncamento da SP-225 e SP-304
Pista simples, boa, com faixas adicionais nos trechos de aclive.
Sinalização de placas e solo boas.
Acostamento razoável ou inexistente.
Atenção: tráfego de treminhões. Tenha MUITA paciência se ficar atrás de um treminhão e uma fila de carros. Os trechos de aclive têm faixa adicional e a vegetação e árvores a margem da pista foram bem aparadas, e/ou retiradas e replantadas, facilitando a visão nas curvas. No entanto, cuidado: ao final de uma subida, carros que vêm em alta velocidade (embalados) costumam ser surpreendidos por uma fila de carros com um ou mais treminhões à frente. Fique atento, também, se estiver na fila e observar no retrovisor um carro em alta que pode colidir com a traseira do seu veículo. DICA: jogue para acostamento que está excelente em certas alturas (se ver que o carro que vem atrás não vai conseguir parar).




9º trecho (JAÚ)
Neste trecho existem três rodovias numa só:
SP-255, do km 147 ao 154
SP-225, do km 177,5 ao 184
SP-304, do km 295 ao 302,5
Pista dupla: de ótima qualidade.
Sinalização boa.
Acostamento muito bom. No entanto, em função das diversas saídas para Jaú, se necessitar encostar terá de deixar a pista.
Radar!!!



10º trecho (BARRA BONITA - IGARAÇÚ DO TIETÊ)
SP-255, do km 154 (dos entroncamentos das SP-225 e SP-304) ao km 178 (ponte da barragem)
Pista simples, boa, com muitas faixas adicionais.
Sinalização de placas e solo boas.
Acostamento bom.
Atenção: Tenha paciência se ficar atrás de um carro lento. Na maioria dos trechos de aclive há faixa adicional.
Cuidado: a ponte da barragem está com o piso ruim - embora ainda não tão esburacado – e de faixa simples.

Hotel:
* recepção

* chalés


* restaurante

Vista da Barragem-Hidrelétrica a partir do hotel:





Vista da Barragem-Hidrelétrica a partir da margem do Rio Tietê, em Igaraçú:



Gruta próxima ao hotel:


Rio Tietê, em Igaraçú:







Rio Tietê, em Barra Bonita:


* vista panorâmica a partir do restaurante

* ao fundo a Ponte Campos Sales (que se erguia)

Barra Bonita (Estância Turística)



* ponte Campos Sales

Museu do Rio Tietê:




