*Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Prado, Nova Viçosa, Mucuri
Algumas das rotas seguidas são as mesmas do roteiro que fiz até Ilhéus-BA. Assim, as fotos de estradas, e suas condições, pode lá serem observadas.
Na ida, no 2º dia, preferi seguir de Governador Valadares-MG para São Mateus-ES, usando a BR-381 e depois algumas ESs, especialmente a 220, pois noutra viagem, a Ilhéus, o trecho acima, usando a BR-116, mas por causa da BR-418 com muito solo ruim (rasgou um pneu lá). Dessa vez, teria compensado, pois em Nova Viçosa descobri que o solo estava melhor, emborrachado - por assim dizer, por causa de quase 1 ano de veículos passando por lá.
Existe como se ir de Alcobaça para a BR-101 pela BR-418 – sentido Caravelas-BA. Mas não compensa – está péssima. Da mesma forma, a BA-998 que liga a BR-101 direto a Nova Viçosa não é usual, pois é de terra.
Eu desejava seguir para algumas praias capixabas, como Itaúnas e Conceição da Barra. No entanto, tal como vi em Mucuri-BA, a ressaca ocorrida nos meses de maio a julho de 2009 destruíra grande parte dos atrativos da localidade.
SINOPSE
O CARRO
Fiesta Sedan 1.6L 2008 flex
Velocidade média: 93 km/h
Consumo médio: 13,5 km/l (álcool e gasolina)
Rodando algumas vezes 100% álcool, outras 100% gasolina
241,48 litros: c. etanol – 196 litros /gasolina - 45 litros
média R$ 1,69/litro
O TRECHO
Total percorrido: 3.266 km
Ida: 1561 km
Volta 1705 km
36 horas rodando
45,5 de viagem
DESCRITIVO
IDA
10/07/2010 - até Governador Valadares-MG
11/07/2010 - até Santa Cruz Cabrália-BA
Pradópolis-SP – Ribeirão Preto
SP-291
Pista simples, boa, bem sinalizada, acostamento simples e 3ª faixa para ultrapassagens nalguns pontos.
* radar móvel - limite 100 km/h
SP-322
Pista dupla, ótima, bem sinalizada. Cuide no limite para descer a 322.
* radares - limite 110 km/h
Ribeirão Preto-SP - Altinópolis-SP
SP-333
Pista dupla, ótima, bem sinalizada. Porém, a rotatória que leva a Serrana é fusão das SPs 255, 322 (Rod. Machado Sant'Ana), 330 (Rod. Anhanguera) e 334
SP-340/334 ou SP-037/333 - Estrada Serrana-Brodowski-SP
Pista simples, sem acostamento, com sinalização boa, rolamento ótimo, recém recuperado.
* não é necessário entrar na cidade para acessar a SP-333. Pode usar a marginal Oeste, ao fim da pista
SP-022/351
Pista simples, sem acostamento, com sinalização boa, rolamento ótimo, recém recuperado. Pequena serra.
* aproximando-se da estrada municipal Serrana-Brodowski atente para o trevo.
Altinópolis-SP - São Sebastião do Paraíso-MG
SP-351 (ou BR-265) (até km 22)
Pista simples, boa, com sinalização boa.
* atente a saída para Altinópolis.
BR-265
Pista simples, razoável. Sinalização simplória.
* Siga em direção a Ribeirão Preto
São Sebastião do Paraíso - Juatuba-MG
MG-050 (Itaú de Minas, Passos, Capitólio, Piumhi, Pimenta, Córrego Fundo, Formiga, São Sebastião do Oeste, Divinópolis, Itaúna, Mateus Leme)
Pista simples, com trecho em recuperação no início, porém de asfalto razoável apenas em muito trechos. Sinalização OK.
* 6 pedágios de R$ 3,70 (até então 24-07-2010).
Juatuba - Betim-MG
BR-262
Pista simples, razoável, com sinalização confusa.
* atenção para saída a BR-381.
Betim - Belo Horizonte-MG
BR-262 e 381
Pista dupla, com trânsito intenso e confusão nas sinalizações. Siga as placas que indicam Vitória(ES) ou Salvador(BA).
Belo Horizonte a Governador Valadares-MG
BR-381 (São Gonçalo do Rio Abaixo, Bela Vista de Minas, Nova Era, Coronel Fabriciano, Periquito, Naque)
Pista simples, sendo recuperada, com bastante obras, ocorrendo interrupção do fluxo. Trânsito intenso, especialmente nas proximidades de BH.
* Polícia Rodoviária Federal
Governador Valadares-MG a Barra de São Francisco-ES
BR-381 (Mantena)
Pista simples, muitas curvas, apenas alguns trechos com acostamento, passando por dentro de pequenas cidades. Trânsito lento nas ruas de paralelepípedo.
* Muita calma nessa hora
Barra de São Francisco – Nova Venécia-ES
ES-080, 320, 220 e 137(Vila Pavão)
Pista simples, muitas curvas, apenas alguns trechos com acostamento, passando por dentro de pequenas cidades. Trânsito lento nas ruas.
* atento para seguir: na 080 em direção a Ecoporanga e Água Doce do Norte, mas vire na 320 para Ecoporanga e, então na 220 para a cidade de Vila Pavão (cai para a 137 e siga a direita)
Nova Venécia – São Mateus-ES
BR-381 (Nestor Gomes)
Pista simples, curvas, porém melhor que antes.
São Mateus-ES – Eunápolis-BA
BR-101 (Pedro Canário, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Itabela)
Pista simples, regular até Pedro Canário, ruim até a Divisa, boa desde então, melhor depois da divisa. Já na Bahia, bem recuperada, com sinalização simples, porém, apropriada. Acostamento inexistente ou estreito - para dar lugar a uma terceira faixa de ultrapassagem em certos pontos.
* Obras após Pedro Canário, como trânsito parado repentinamente, lombadas em subidas bem íngremes, caminhões lentíssimos.
Eunápolis a Porto Seguro-BA
BR-367
Pista boa a razoável. Muito ondulado e cheio de lombadas rombudas nos trechos de vilarejos.
* Animais na pista. Sem acostamento nos trechos urbanos = perigo aos transeuntes.
Porto Seguro – Santa Cruz Cabrália-BA
BR-367
Pista litorânea boa, contudo, com trânsito misto de turistas, caminhões, ônibus urbanos. Sem acostamento nos trechos urbanos = perigo aos transeuntes.
..........
VOLTA
18/07/2010 - até Prado-BA
20/07/2010 - até Nova Viçosa-BA
23/07/2010 – até Nova União-MG
24/07/2010 – até Pradópolis-SP
Santa Cruz Cabrália - Porto Seguro–BA
BR-367
Pista litorânea boa, contudo, com trânsito misto de turistas, caminhões, ônibus urbanos. Sem acostamento nos trechos urbanos = perigo aos transeuntes.
Porto Seguro – Eunápolis-BA
BR-367
Pista boa a razoável. Muito ondulado e cheio de lombadas rombudas nos trechos de vilarejos.
* Animais na pista. Sem acostamento nos trechos urbanos = perigo aos transeuntes.
Eunápolis – Itamaraju-BA
BR-101 (Itabela)
Pista simples, recuperada em determinados trechos, com sinalização simples, porém, apropriada. Acostamento inexistente ou estreito - para dar lugar a uma terceira faixa de ultrapassagem em certos pontos.
* siga as placas para Prado com cuidado ao passar por dentro de Itamaraju.
Itamaraju – Prado-BA
BA-489
Pista boa a razoável. Muito ondulado e cheio de depressões chegando a Prado.
* caíra uma pequena ponte sendo feito obras, com desvio de poucos metros na terra.
Prado – Nova Viçosa-BA
BA-489 até Alcobaça
Pista boa, porém, com algumas ondulações
BA-290 até Teixeira de Freitas
Pista regular a boa com trânsito urbano em certos trechos
BR-101 de Teixeira de Freitas até a BA-698
Pista simples, recuperada em determinados trechos, com sinalização simples, porém, apropriada. Acostamento inexistente ou estreito - para dar lugar a uma terceira faixa de
ultrapassagem.
BA-698 até Nova Viçosa
Pista boa, lisa, com poucas curvas e se for o caso com ângulo bem aberto. Fica melhor ainda desde Mucuri.
* Atenção ao passar por dentro de Mucuri.
Nova Viçosa – BR-101/entroncamento da BR-418
BA-698 até BR-101
Pista boa, lisa, com poucas curvas e se for o caso com ângulo bem aberto. Fica melhor ainda desde Mucuri.
* Atenção ao passar por dentro de Mucuri.
BR-101 até a BR-418 (Posto da Mata, subdistrito de Nova Viçosa)
Pista simples, recuperada em determinados trechos, com sinalização simples, porém, apropriada. Acostamento inexistente ou estreito - para dar lugar a uma terceira faixa de
ultrapassagem.
Entroncamento da BR-101 e BR-418 – Teófilo Otoni
BR-418 (Posto da Mata, Argolo, Ibiranhém)
Pista simples, razoável. Sinalização precária.
* o trecho baiano da BR-418 é razoável.
BR-418 (Nanuque, Carlos Chagas)
Pista simples, simplória, trechos recuperados mas abandonados, sinalização precária, piso refilado.
* perigo para curvas com buracos.
Teófilo Otoni-MG – Governador Valadares-MG
BR-116 (Itambacuri, Campanário, Frei Inocêncio, Matias Lobato)
Pista simples, porém boa, sendo recuperada, com sinalização simples. Acostamento inexistente ou estreito, para permitir uma terceira faixa de ultrapasagens. Trechos em obras.
* lombadas nos perímetros urbanos. O acesso a BR-381 é feito antes de chegar a cidade.
Governador Valadares-MG a Pradópolis-SP
Vide acima o trecho descritivo da IDA que consta este trajeto, exceto:
Juatuba-MG – Itaúna-MG
BR-262, MG-431
Perdi a entrada pra a MG-050 depois de Juatuba. O trecho estava tão bom que passei batido por baixo dela – estão recuperando e duplicando a 262.
O jeito foi seguir a BR-262 até Pará de Minas e descer a MG-431. Antes dela a BR-262 tinha um trecho em obras, sem asfalto. Creio que já esteja OK.
Represa de FURNAS
MG-050
22 km após a entrada para Capitólio-MG, (ou 24 km após Passos-MG para quem segue sentido BH) na MG-050, desci a estrada até a represa e hidrelétrica de Furnas. Uma pequena visita para fotos externas – era sábado e a visitação só pode ser feita nos dias de semana e com agendamento.
* Para retornar a MG-050 em direção a Passos segue-se por sobre a barragem.
DETALHAMENTO

ESTRADAS
IDA
Completo
























------------------------------
VOLTA
Completo





FOTOS
ESTRADAS
MG-050 – 3 Barras e Itaúnas-MG


BR-381 – Coronel Fabriciano-MG


BR-381 – Governador Valadares ao ES

ESs – Barra do São Francisco a Nova Venécia-ES





BR-101 – Itabela e Itamaraju



BR-367 – Porto Seguro-BA

PRAIAS & PONTOS TURÍSTICOS
Santa Cruz Cabrália-BA


Hotel Baia Cabrália – Santa Cruz Cabrália-BA







Apuã – Santa Cruz Cabrália-BA




Arakakaí – Santa Cruz Cabrália-BA

Coroa Vermelha – Santa Cruz Cabrália-BA










Travessia Balsa – Rio João Tiba – Santa Cruz Cabrália-BA




Jacumã/Santo André – Santa Cruz Cabrália-BA


Itacimirim/Tartarugas – Santo André - Santa Cruz Cabrália-BA


Guaiú – Santa Cruz Cabrália-BA



Porto Seguro-BA



Travessia Balsa – Rio Buranhém – Porto Seguro-BA


Mucuge – Arraial D’Ájuda-BA

Parracho – Arraial D’Ájuda-BA

Pitinga – Arraial D’Ájuda-BA



Lagoa Azul/Pitinga – Arraial D’Ájuda-BA

Prado-BA



Novo Prado-BA -BA


Rodovia BA-698 – Mucuri a Nova Viçosa

Atlântico – Mucuri-Nova Viçosa-BA



Praia do Pontal da Barra - Nova Viçosa-BA



Praia Lugar Comum - Nova Viçosa-BA




Sítio Natura, de Frans Krajcberg - Nova Viçosa-BA



Guaratiba – Nova Viçosa-BA



Praia dos Corais - Nova Viçosa-BA


Furnas-MG


